20 de fevereiro de 2014

PESQUISA CIENTÍFICA REVELA OS EFEITOS DA PRÁTICA DO HATHA YOGA!

Gostaria de compartilhar com vocês uma pesquisa que realizei para escrever minha monografia da Pós Graduação em Psicologia Transpessoal! O tema envolve o HATHA YOGA e a PSICOLOGIA TRANSPESSOAL:

O trabalho realizou-se em Curitiba, no estado do Paraná, e teve como objetivo averiguar os efeitos da vivência de técnicas do hatha yoga, nos aspectos físico, emocional e mental do praticante. Utilizei a observação, o questionário e a entrevista semi-estruturada como instrumentos de pesquisa, aliados a uma anterior revisão bibliográfica do tema a ser investigado.  

Após análise e discussão dos dados coletados, pude concluir que as posturas corporais, os exercícios respiratórios, o relaxamento e a meditação contribuem para o bem-estar físico e interferem nos estados emocionais e mentais. A atuação no campo emocional relacionou-se principalmente à redução de emoções aflitivas e à constituição de uma experiência de tranquilidade interior. A influência no aspecto mental revelou-se na ampliação da concentração no momento presente, acalmando a atividade da mente, bem como no desenvolvimento de estados ou níveis diferenciados de consciência. Segundo os sujeitos pesquisados, a prática de hatha yoga contribui para o autoconhecimento, para o equilíbrio emocional e para o autocontrole do comportamento. 

Agradeço a todos que participaram da pesquisa, respondendo ao questionários e disponibilizando-se para a entrevista!

Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário